O futuro da organização está nas mãos de seu líder

13 set

O líder tem grandes responsabilidades sobre o futuro da organização em que está à frente. Isso se dá por ser ele quem dá as cartas do jogo, toma importantes decisões e que tem as rédeas para conduzir os negócios.

No mundo dinâmico e mutável dos dias atuais, o líder precisa olhar lá na frente e ter visão de futuro, a fim de antever o que pode vir pela frente. Só assim, ele pode se preparar, e também a todos os seus funcionários, sobre que medidas e providências tomar diante dos acontecimentos eventuais e futuros.

É preciso que o líder esteja preparado para lidar com os próximos capítulos da história ainda incerta de sua organização. Isso garante não só o sucesso da gestão, como também da própria identidade, imagem e reputação organizacionais.

Por isso, ele não deve se preocupar somente com os acontecimentos em curto prazo, mas em longo prazo também. E isso tudo mantendo o foco nos resultados e objetivos a serem alcançados.

A confiança que o público interno deposita em seu líder gera a confiança dele próprio em acreditar no futuro,  passando esse ânimo e entusiasmo a todos os demais e exigindo sempre mais e melhor de cada um deles.

Se o líder acredita na melhoria e no sucesso futuro, sua equipe também vai acreditar, pois ele defende os mais difíceis desafios a serem superados, gerando uma significativa credibilidade dentro da organização.

Porém, o futuro que o líder vê e em que acredita não deve ser qualquer um. Deve ser consistente e coerente com os propósitos, princípios e crenças da organização, e não só com base nos próprios interesses. Assim buscando não só o melhor para a organização, mas também para seus funcionários, pois eles se sentem motivados e engajados na busca de alcançar as metas nas quais acreditam.

É essa a diferença entre um líder e apenas um chefe ou festor. É a visão do futuro bem estabelecida por aquele que lidera toda uma organização, com uma visão estratégica que é fundamental para garantir o sucesso e desenvolvimento da organização.

E, por fim, é necessário que o líder já prepare e instrua alguém em quem aposte suas fichas e acredita ser um bom seguidor de seus passos para ser o seu sucessor futuramente. É importante que o líder tenha alguém treinado e orientado para sucedê-lo, quando precisar. Esse é o verdadeiro líder, que se preocupa e se planeja para o futuro, sabendo que ele está em suas mãos.

Por Ana Carolina Pampolha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: