A importância do feedback

12 set
O Feedback é uma das muitas poderosas ferramentas que um líder pode ter, para extrair o máximo de resultados para a organização. Diversos lideres desconhecem ou preferem não desenvolver em suas equipes esse método de troca de informações, capaz de melhorar a comunicação entre todos da organização. Cabe aqui salientar que não adianta ter um ótimo planejamento se não existe um canal aberto entre as partes, afim de corrigir as falhas do contato entre as pessoas em um ambiente de trabalho.

Algumas vantagens de ter um canal como esse na equipe:

  1. Após o planejamento, o líder vai verificando, de tempos em tempos, os resultados. Nesse momento, é muito importante fazer a equipe participar e corrigir os percursos, para que a meta seja atingida no final;
  2. Utilizar a ferramenta para, olho no olho, criticar e elogiar os colaboradores, criando um clima de respeito e sinceridade entre todos os componentes;
  3. Utilizar a ferramenta para receber critica e poder melhorar a sua liderança, ou discutir os pontos de vistas de cada colaborador em referência as metodologias utilizadas pelo líder na parte operacional e motivacional;
  4. Utilizar a ferramenta para motivar os colaboradores e reconhecer os comprometidos.

Para elaborar um feedback que possa obter 100% de resultados, é necessário definir uma data padrão para as reuniões individuais, preparar um documento que contenha os criticas, opiniões, elogios e assuntos abordados.

Esse documento servirá de base nas próximas reuniões de feedback para a mensuração da evolução ou regressão em cada tópico.

Quanto mais sincero for o feedback, mais confiança e credibilidade será criada na relação com o subordinado, mesmo quando o feedback é negativo, até mesmo quando houver a necessidade de demitir o colaborador, pois esse não será surpreendido, já que as orientações vem sendo dadas há algum tempo. Seria muito mais tranqüilo se, a cada período, o colaborador recebesse um feedback informando dos seus pontos fracos e no dia da demissão o líder justificasse a saída devido a esses pontos que não foram corrigidos.

Bem, fica claro como é importante existir um canal entre os colaboradores e o líder, para buscar a melhoria continua do setor.
Nesse sentido o feedback é sem dúvidas uma poderosa ferramenta para a liderança e para os funcion’arios.

Por Patricia Coelho

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: