Lidando com o líder!

4 ago

Estava eu passeando pelos sites da internet, buscando inspiração para um novo assunto sobre liderança quando me deparei com um post num blog (http://casesdesucesso.wordpress.com) com o seguinte título “Como se relacionar com seus líderes”. Achei muito curioso, pois até agora só vimos assuntos como os tipos de líderes, como eles devem tratar de assuntos do dia a dia, suas características e etc, mas nada que tratasse do contrário.

Embora os líderes sejam pessoas muito importantes na organização, eles não são a maioria. Então, como todos os outros colaboradores devem líder com o (s) líder (es)?

É comum que líderes e, também, gestores sejam tratados com críticas e comentários negativos, pois dentre as decisões que esses devem tomar, há aquelas com tom negativo, que não são bem recebidas pelos colaboradores. Antes de qualquer coisa, devemos conhecer a personalidade do líder, pois somos diferentes uns dos outros e, nos conhecendo, sabemos qual a melhor forma de nos relacionar no trabalho, gerando uma melhor convivência, contrária ao tabu que gira em torno do “chefe”.

Em todo ambiente de trabalho há regras que devem ser seguidas, e com os líderes não é diferente. São regras básicas para um bom relacionamento e, assim, há mais chances de desenvolvimento para a organização. São eles:

RESPEITO: deve haver em todo e qualquer tipo de relação, seja profissional ou pessoal, mas com os líderes devemos ter uma atenção especial, pois além de pessoas como todos os colaboradores, eles estão em um nível mais alto de hierarquia.

DEFEITOS x QUALIDADE: todos têm defeitos, e os líderes também. Devemos focar a atenção nas qualidades que o tornaram líderes para que os defeitos não sobressaiam no “julgamento” feito pelos colaboradores.

ASSUNTOS PESSOAIS x PROFISSIONAIS: saiba diferenciar os temas de dialogo na organização. Assuntos pessoas nem sempre são pertinentes ao ambiente de trabalho.

AMIZADE: se houver amizade entre o colaborador e o líder, é importante que esses saibam se colocar no ambiente corporativo. Fora da empresa, todos são iguais; dentro, o líder é superior.

DECISÕES INDESEJADAS: quando um líder toma uma decisão que não é bem recebida pelos colaboradores, tente entender o porquê daquela decisão e pense no que você faria se estivesse em seu lugar. Assim, evita-se discussões e desabafos desnecessários que possam transformar uma boa relação em um dialogo pesado e negativo.

BAJULAÇÃO: não adianta “bajular” o líder. A melhor coisa que o colaborador tem a fazer é respeitá-lo e cumprir os deveres estabelecidos.

APRESENTE IDEIAS: se você acha que algo melhor pode ser feito, apresente a ideia para seu líder. Assim como você deve respeitá-lo, o líder também o respeita e está aberto a ideias.

Deve-se ressaltar o RESPEITO, sempre! Assim qualquer relacionamento fica melhor.

Por Amanda Bueno.

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